terça-feira, fevereiro 24, 2009

Conceitos relacionados com o Modernismo

O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas que surgiu na França, no final do século XIX.
Primeiramente denominado por decadentismo, uma vez que consistia numa decadência dos valores então vigentes, viu a denominação de simbolismo afirmada por um manifesto datado de 1886.
É marcado pelo subjectivismo (interesse no particular e individual, no subjectivo), pela musicalidade (a música acima de tudo, usando aliterações) e pelo transcendentalismo (preferência pelo vago e irreal).


O Saudosismo foi um movimento estético ocorrido em Portugal no primeiro quartel do século XX.
Tem como objectivo explorar o sentimento humano da saudade. Tendo a saudade como princípio dinâmico e renovador, pretende levar a cabo a regeneração do país.

O Paulismo foi um movimento literário de vanguarda criado por Fernando Pessoa, cuja designação deriva da palavra "Pauis", com que começa o poema “Impressões do Crepúsculo”.
Define-se pela voluntária confusão entre o objectivo e o subjectivo. Utilizam-se frases nominais, maiúsculas que traduzem a profundidade espiritual de determinadas palavras e o vocabulário pertence ao campo do tédio e do vazio da alma.

Interseccionismo é um movimento literário que se caracteriza pela intersecção no poema de vários níveis simultâneos de realidade: a interior e a exterior, a objectiva e a subjectiva, o sonho e a realidade, o presente e o passado, o eu e o outro.

Sensacionismo assume-se como um princípio psicológico e estético que concebe a sensação como a única realidade existente. Pessoa defendia que a arte deveria levar a cabo uma decomposição das sensações, de forma a tornar consciente, no homem, a estrutura da realidade.

O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e consideravam que a arte devia estar enquadrada com a realidade em que se vive. Assim as suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial